08 curiosidades que você precisa saber sobre a pizza

Neste sábado, 10 de julho, comemoramos o Dia Mundial da Pizza. E, nós, do Clube A Gazeta, separamos algumas informações sobre essa paixão nacional, além de dicas de como comemorar a data!
Você sabia que apizza tem um dia inteirinho para chamar de seu?
 
Pois é: 10 de julhoé o Dia Mundial da Pizza.
 
A datacomemorativa foi criada em 1889, em Nápoles, na Itália, quando o rei Humberto Ie a rainha Margarida de Saboia (em italiano, Margherita Maria Teresa Giovanna) provaramuma pizza pela primeira vez.
 
Na ocasião, aiguaria foi recheada com ingredientes que remetiam às cores da bandeiraitaliana: mussarela (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde), dandoorigem à pizza Margherita - em homenagem à rainha.
 
E engana-se quemacha que os italianos são os mais apaixonados pelo prato. O ranking de fãs éliderado pelos Estados Unidos: 95% dos americanos comem pizza regularmente.Seguido por nós, os brasileiros - consumimos cerca de 1,7 milhões de pizzas noano. Em terceiro lugar, os franceses e sua média de cinco quilos de pizza porano. Os italianos aparecem em quarto lugar, seguidos pela Austrália, segundouma pesquisa realizada pela ECD Food Service, empresa especializada eminformações sobre o mercado de serviço de alimentação.
 
Gostaram dessascuriosidades?

Saiba que elas não param por aqui. Nós do Clube A Gazeta, como bons amantesdessa delícia, separamos 08 curiosidades que você precisa saber sobre ela. E,claro, indicamos os parceiros onde você pode comemorar essa data em grandeestilo.

Mas, calma! Se você prefere arriscar as habilidades de pizzaiolo, também damosdicas de receitinhas fáceis para passar esse dia.
 
Vem com a gente eaproveite a leitura!

01 - Origem
 
Existem algumasdivergências sobre a origem da pizza. O consenso, porém, é de que a receitacomo conhecemos hoje - uma massa redonda, achatada, com molho de tomate,coberta por queijo e outros ingredientes - foi criada no século XVIII emNápoles, na Itália. Entretanto, há registros de iguarias semelhantes aindaantes de Cristo, há 6 mil anos.
 
02 - Brasil

A pizza chegou aoBrasil no século XIX por meio de imigrantes italianos. Sua entrada no país sedeu pelo Brás, bairro de São Paulo. Mas foi em 1950 que a iguaria se tornoupopular entre os brasileiros.
 

03 - DiaFavorito
 
Em todo o mundo,sábado é o dia da semana favorito para pedir pizza. Foi o que apontou umlevantamento feito pela ECD Food Service. E olha que sorte: o Dia Mundial daPizza esse ano é em um sábado!
 
04 - A mais antiga

Antica PizzeriaPort’Alba é a pizzaria mais antiga do mundo: sua fundação foi em 1980.Localizada em Nápoles, na Itália, ela funciona até hoje.
 
05 - A mais cara

A pizza mais carado mundo custa 8 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 33 mil. Criação dopizzaiolo Renato Viola, a chamada Luigi XII serve somente a duas pessoas,apesar do preço salgado. Apenas para preparar a massa são gastos 72 horas. Oseu valor elevado deve-se aos ingredientes utilizados: a base é de frutos domar, como camarão vermelho, três tipos de caviar importados e lagosta daNoruega.
 
06 - A maior

A maior pizza domundo tem 40 metros de diâmetro e pesa nada menos do que 25 toneladas.Registrada no Guiness Book, ela foi criada em Roma, na Itália, em homenagem aoimperador Otávio Augusto.
 
07 - “Tudo acaba em pizza”
 
Já ouviu ou usoumuito essa expressão? Saiba que ela surgiu em um time de futebol brasileiro, nadécada de 50, mais precisamente no Palmeiras. Isso porque, após uma reunião,onde rolou uma grande discussão entre os diretores do clube, todos foram parauma pizzaria e deixaram a confusão para trás.
 
08 - Games
 
Pac-Man é um dosjogos mais populares entre as décadas de 1980 e 1990, e até hoje tem fãs. Masmuita gente não deve saber essa curiosidade: Tohru Iwatami, um designer dejogos da Namco no Japão, inspirou-se na falta de uma fatia da pizza para criaro personagem. Agora fez sentido o desenho, certo?
 
Onde comemorar
 
-       Comarella Pizza & Burger
 
 
Na Comarella vocêencontra sabores inusitados e deliciosos de pizza. Assinantes têm 10% dedesconto no valor total da conta. Unidades na Glória, em Vila Velha, e JardimCamburi, em Vitória. Confira as condições!
 
-       M Burger & Pizza
 
Essa dica é paraa galera de Guarapari! Com unidade na Praia do Morro, a M Burger & Pizza éideal para quem curte uma pizza com bastante massa e recheio. Assinantes têm10% de desconto no valor total da conta. Confira as condições!
 
-       Coco Bambu
 
Que tal uma pizzade frutos do mar? Para quem curte, o point ideal é o Coco Bambu! Assinantes têmdesconto de 10% de desconto no pedido da pizza, a partir das 18h. Confira as condições!

 
-       Vila Parque Boliche
 
Pizza e umjoguinho de boliche. Já imaginou uma comemoração tão divertida como essa?Assinantes do Clube A Gazeta têm 10% de desconto no valor da conta nas unidadesde Itaparica e do Shopping Boulevard, ambos em Vila Velha. Confira as condições!
 
Faça em casa
 
Se você gosta dese arriscar na cozinha, então você precisa conferir essas três receitas rápidase fáceis de pizza.

1) Pizza deliquidificador

Preparação:
15 minutos
Alerta: essareceita é para uma pizza grande. Se gostar dela mais grossa, dobre osingredientes.

Ingredientes:

-
2 xícaras defarinha de trigo (320g)
- 1 xícara deleite
- 2 ovos
- 1 colher de cháde fermento em pó
- 1 colher de cháde sal
- 1 colher (sopa)de margarina ou manteiga

Preparo:
 
- Noliquidificador: junte os ovos, a manteiga ou margarina, o sal e o fermento.Pulse um pouco para misturar. Acrescente o trigo aos poucos e bata por 2 minutos.Ficará homogênea e líquida.
 
- Unte sua formacom farinha de trigo e esparrame a massa.
 
- No forno:pré-aqueça em 200º por 5 minutos. Leve ao forno e asse por 15 minutos ou atéendurecer, retire e recheie como desejar. Volte ao forno para terminar de assar.
 
Bônus: Paradeixar mais crocante, tente deixar mais próxima do fogo por mais algunsminutos, cuidados para não queimar.
 
2) Pizza de Pão Francês
 
Nada comomisturar duas paixões: o pão francês - para nós capixabas “di sal” - e pizza! Omix parece inusitado, mas rende uma receita deliciosa. Além do mais, essa é umaforma criativa de usar os pães velhos e não desperdiçar.
 
- Pegue um pãofrancês amanhecido (sim, aquele bem duro!) 
 
- Hidrate comágua até virar um mingau.
 
- Depois, retireo excesso de água com uma peneira, acrescente ovo e misture.
 
- Espalhe a massana forma e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos. Observe ela ficarbem sequinha.

- Quando chegar a esse ponto, retire para adicionar o recheio desejado. Setiver queijo, vale levar mais um pouquinho ao forno até derrete-lo.
 
3) Pizza de frigideira

Rápida - 10minutinhos, saborosa e fácil de fazer: toda a pizza pode ser montada na própriafrigideira.


INGREDIENTES:

- 01 disco deRap10
- 1 colher desopa de molho de tomate
- 2 colheres desopa de queijo tipo cottage
- 1 fatia depeito de peru defumado
- manjericão(opte pelo fresco)
- oréganodesidratado
- cebola a gosto
- tomate a gosto
- pimenta doreino
- azeite
 
Modo de Preparo

- Misture oqueijo com o manjericão picado e a cebola ralada a gosto e reserve.
- No disco deRap10 ao fogo baixo, espalhe o molho de tomate e em seguida o queijo játemperado.
- Corte o tomatee disponha sobre a pizza.  (Vale tambémalgumas cebolas em rodelas, caso goste do sabor da cebola).
- Em seguida,acrescente a pimenta do reino.
- Espalhe o peitode peru sobre a pizza e finalize com um fio de azeite e orégano a gosto.
- Em umafrigideira antiaderente tampada, deixe a pizza cozinhar em fogo baixo por cercade 2 minutos.
 
4) Pizza Lowcarb

Essa pizza tambémé preparada na frigideira, mas é para a galera que gosta de consumir poucocarboidrato.
 
Ingredientes
 
- 1 unidade deovo
 
- 30 gramas defarinha de amêndoa
 
- 1 colher desopa de azeite
 
- 1 colher desopa de água
 
- 1 colher de cháde fermento químico
 
- 1 pitada de sal

Modo de preparo
 
- Misture todosos ingredientes da massa até obter uma mistura homogênea.
 
- Unte umafrigideira grande e distribua a massa por toda a superfície. Leve-a ao fogobaixo.
 
- Tampe afrigideira e deixe a massa assando por cerca 3 minutos.
 
- Desligue ofogo, recheie como preferir e tampe a frigideira novamente.
 
- Deixe por cercade 1 ou 2 minutos, o tempo suficiente para esquentar e derreter o recheio.
 
 
 
* Por Fiorella Gomes

Compartilhe